top of page
Foto do escritordagotattoostudio

Cuidado com significados de tattoos


Você já se pegou pesquisando o significado da tattoo para poder decidir o desenho?

Isso é muito comum, algumas pessoas querem em sua pele apenas desenhos que remetam a algo importante.

Eu sempre fui da opinião de que basta curtir o desenho. Não precisa ter um significado. Mas, com o tempo, fui dando sentido aos meus desenhos e quando explico, as pessoas reagem de forma positiva e estendem mais o assunto. Quando eu apenas digo "Ah, gostei do desenho e tatuei", o assunto logo morre. E isso é chato!

De qualquer forma não podemos negar que a tatuagem também serve como identificação de grupos. Podem ser desenhos específicos (tipo brasão de família, sabe?) ou um desenho comum qualquer, mas que entre si, os membros do grupo se identificam.

Eu, sinceramente, não conheço nenhuma específica de grupos aqui do Brasil. Na verdade, tirando a suástica e suas variáveis SS ou 88, eu não saberia identificar grupo algum.

Dizem que tatuagem de palhaço está relacionada a quem matou policial ou teve algum familiar ou parceiro morto por policiais. A cor da lágrima também indica alguma coisa, assim como se está triste ou sorrindo. Todo detalhe faz diferença.

O palhaço é o desenho mais conhecido atualmente que pode ter significado no mundo do crime, mas outras já foram utilizadas e caíram em desuso: saci-pererê, por exemplo, dizem que já foram feitas por chefes de tráfico.

Um estudo feito pela Secretaria de Segurança da Bahia e São Paulo revelou uma espécie de "catálogo das tatuagens de cadeia" feitas por criminosos, mas esses significados podem mudar de tempos em tempos ou aparecerem novos desenhos com seus novos significados.

Com exceção de desenhos específicos criados por grupos ou gangues, ter uma determinada tatuagem não deveria ser motivo para te definirem previamente. Assim como ter tatuagem de uma cruz ou de Jesus não te faz um cristão exemplar.

Enfim, esse artigo é apenas para alertar sobre esse cuidado que deve ser tomado. Por mais que vc goste de um desenho, não custa nada 'dar um google' antes e pesquisar sobre o desenho. E por via das dúvidas, eu não tatuaria um palhaço por enquanto.




11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page